Siga-nos
Domingo, 3 mar 2024 - 11h00
Por Maria Clara Machado

Texas enfrenta maior incêndio florestal da sua história em um cenário dramático

O fogo avançou e saiu de controle no norte do Texas, que enfrenta o maior incêndio florestal já visto no estado: o Smokehouse Creek. A devastação no estado norte-americano é imensa e as chamas continuam sendo alimentadas por condições extremas, como o tempo seco, os ventos fortes e as temperaturas acima do normal para o inverno.

Grande incêndio florestal no Texas destruiu mais 1 milhão de acres e é o maior já registrado no estado. Crédito: divulgação via X (twitter) @ AD CHANEL6
Grande incêndio florestal no Texas destruiu mais 1 milhão de acres e é o maior já registrado no estado. Crédito: divulgação via X (twitter) @_AD_CHANEL6

O Texas testemunha grandes incêndios florestais de inverno, mas o recorde de temperaturas este ano, muito pelas mudanças climáticas, juntamente com outros fatores meteorológicos, e um terreno de gramíneas altamente inflamáveis resultou no maior episódio extremo do estado.

As autoridades confirmaram duas mortes em pelo menos cinco dias de incêndio, cerca de 500 estruturas, entre moradias e empresas, completamente consumidas pelo fogo, 190 quilômetros de linhas elétricas destruídas, dentro de mais de 1 milhão de acres devastados no Texas e 31 mil acres em Oklahoma, num cenário de destruição total.

O que explica melhor a rápida propagação do fogo?
A situação é dramática em Panhandle, que abriga 85% da indústria pecuária do estado. O incêndio matou milhares de cabeças de gado, deixou outros inúmeros animais feridos, destruiu colheitas e equipamentos. Muitos animais, inclusive, estão precisando ser sacrificados.

Panhandle é a área mais atingida pelo incêndio no Texas e combate ao fogo continua. Crédito: divulgação via X (twitter) @Gabriele M24
Panhandle é a área mais atingida pelo incêndio no Texas e combate ao fogo continua. Crédito: divulgação via X (twitter) @Gabriele M24

As estações anteriores também explicam melhor o que está acontecendo. Segundo o serviço de combate aos incêndios florestais, o Texas A&M Forest Service, partes da região de Panhandle ficaram encharcadas com volumes de chuva até 400% acima do nível médio na primavera, o que permitiu que a grama crescesse muito rápido.

Na sequência, um forte congelamento no final do outono fez com que toda a grama ficasse dormente. Sem umidade, a vegetação se torna altamente inflamável.Só precisou de curto período de tempo quente e seco para que a grama secasse ainda mais, virando uma espécie de tapete de fogo.

“As temperaturas estavam excepcionalmente altas no dia em que os incêndios começaram, passando de 30 graus em algumas áreas”, declarou o analista Luke Kanclerz.

Os focos de incêndios individuais se alastraram de forma explosiva e surpreendente até para os órgãos de monitoramento, destruindo o equivalente a 150 campos de futebol a cada minuto nos primeiros dias.

Trabalho de combate continua
Até a sexta-feira, apenas 15% do Smokehouse Creek estava contido e o fim de semana segue com muito trabalho.

Somando ao grande incêndio, o segundo maior, o Windy Deuce Fire, também avançou por 142 mil acres e estava 60% contido na sexta-feira. Outros dois incêndios destruíram mais de 33 mil acres e tinham mais da metade contido.

Os ventos mais fortes com picos de quase 90 km/h ainda esperados durante o fim de semana, juntamente com temperaturas acima do normal para o inverno, sinalizam alto risco de incêndio no Texas e em Oklahoma por mais alguns dias, de acordo com o Serviço Meteorológico.

Cinco estados das Planícies Centrais estão com a bandeira vermelha, abrangendo 8 milhões de pessoas em alerta.

Acesse também:

El Niño agrava seca em Roraima que registra os piores incêndios em duas décadas



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024