Siga-nos
Quinta-feira, 1 set 2022 - 09h41
Por Maria Clara Machado

Toneladas de algas verdes tomam praia do Japão em maior episódio em anos

O cenário é espantoso em uma praia do Japão, que está tomada por toneladas de algas, na cidade de Yokohama, no distrito de Kanazawa, localizado ao sul de Tóquio. A orla verde está parecendo uma imensa lavoura de alface devido à enorme quantidade de algas que avançou do mar nos últimos dias.

Algas verdes tomam a orla de praia em Yokohama, no Japão. Quantidade está chegando a 30 toneladas por dia. Crédito: reprodução Portal Mie/Divulgação
Algas verdes tomam a orla de praia em Yokohama, no Japão. Quantidade está chegando a 30 toneladas por dia. Crédito: reprodução Portal Mie/Divulgação

O tipo de alga marinha, chamada de alface do mar, começou a aumentar surpreendentemente na segunda-feira, dia 29 e mudou completamente a paisagem da região nos últimos dias. São cerca de 30 toneladas de algas por dia e a remoção continua em ritmo acelerado.

Segundo a direção do Parque Marinho de Yokohama, um caminhão retira 3 toneladas de algas a cada envio e está fazendo essa retirada de 8 a 10 vezes por dia. Calcula-se que as algas cobriram pelo menos 1 quilômetro de extensão da praia.

O fenômeno pode ser explicado pelas altas temperaturas, que predominam entre os meses de junho e outubro na região. Nesta época a alface do mar tende a avançar para a costa, mas desta vez a quantidade está assustando e não se sabe exatamente o motivo.

Os ventos fortes dos últimos dias teriam arrastado as algas para a areia.

As algas ao ar livre, expostas ao calor, emitem um forte odor semelhante ao enxofre, explica a direção do parque. As toneladas são removidas diariamente e incineradas e este trabalho deve ainda durar por alguns dias.

Relembre o caso das pedras-pomes em praias do Japão

Pesquise um assunto no Painel Global na página de notícias!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024