Sexta-feira, 27 jan 2023 - 10h39
Por Maria Clara Machado
Novas tempestades geraram dezenas de tornados, que atingiram áreas do Texas e da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, danificando inúmeras moradias e deixando dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica. A destruição mais séria em Houston foi causada por um tornado EF3 afirma o Serviço Nacional de Meteorologia.
Destruição causada por tornados no Texas esta semana. Crédito: Divulgação pelo twitter @RedeCrossTXGC @NWSHouston De acordo com a Poweroutage.us mais de 100 mil residências no Arkansas, Missouri e no Texas estavam sem energia elétrica ontem, sendo 70 mil clientes do Arkansas em razão das tempestades. Também na Louisiana quase 16 mil moradias e empresas ficaram sem energia elétrica na manhã da quarta-feira.
Série de tornados atingiu o Texas e a Louisina entre os dias 24 e 25 de janeiro. Crédito: Divulgação pelo twitter @RedeCrossTXGC O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) de Houston classificou inicialmente o tornado de Houston como um EF-3, na escala Fujita, estimando a velocidade dos ventos em 225 km/h. O fenômeno de 900 metros de largura percorreu o solo por aproximadamente 28 quilômetros, de acordo com as análises preliminares dos danos causados. Autoridades em Houston disseram que os danos são os piores em 25 anos, mas o Corpo de Bombeiros não relatou vítimas fatais desta vez, apesar da grande destruição. Há duas semanas outra série de 30 tornados atingiu o sudeste dos Estados Unidos entre o Mississipi e a Geórgia e nove pessoas morreram na região central do Alabama, cinco vítimas no condado Autauga. No total, seis condados do Alabama tiveram decreto de emergência.
O Centro de Previsão de Tempestades do NWS contabilizou 166 tornados no país do início do ano até 27 de janeiro de 2023.
As más condições do tempo também interromperam o serviço de energia elétrica em Massachusetts, no nordeste do país, para cerca de 10 mil moradias e empresas. É a terceira tempestade significativa deste mês a atingir essa região dos Estados Unidos, segundo os serviços de emergência. As autoridades investigam a morte de uma mulher em Vermont, na Nova Inglaterra, ocorrida no fim de semana, possivelmente em consequência da grande quantidade de neve. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024