Siga-nos
Sexta-feira, 27 jan 2023 - 10h39
Por Maria Clara Machado

Tornado de Houston é um EF3 e faz parte da série que atravessou o sul dos EUA

Novas tempestades geraram dezenas de tornados, que atingiram áreas do Texas e da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, danificando inúmeras moradias e deixando dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica. A destruição mais séria em Houston foi causada por um tornado EF3 afirma o Serviço Nacional de Meteorologia.

Destruição causada por tornados no Texas esta semana. Crédito: Divulgação pelo twitter @RedeCrossTXGC @NWSHouston
Destruição causada por tornados no Texas esta semana. Crédito: Divulgação pelo twitter @RedeCrossTXGC @NWSHouston

Você também pode se interessar em ouvir essa notícia em nosso Podcast

De acordo com a Poweroutage.us mais de 100 mil residências no Arkansas, Missouri e no Texas estavam sem energia elétrica ontem, sendo 70 mil clientes do Arkansas em razão das tempestades.

Também na Louisiana quase 16 mil moradias e empresas ficaram sem energia elétrica na manhã da quarta-feira.

Um EF-3 atingiu Houston
Os tornados atravessaram o Texas, atingindo a região metropolitana de Houston provocando um cenário de muita destruição com dezenas de casas danificadas, janelas e telhados arrancados, árvores e linhas de energia derrubadas e inúmeros destroços espalhados pela força dos ventos.

Série de tornados atingiu o Texas e a Louisina entre os dias 24 e 25 de janeiro. Crédito: Divulgação pelo twitter @RedeCrossTXGC
Série de tornados atingiu o Texas e a Louisina entre os dias 24 e 25 de janeiro. Crédito: Divulgação pelo twitter @RedeCrossTXGC

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) de Houston classificou inicialmente o tornado de Houston como um EF-3, na escala Fujita, estimando a velocidade dos ventos em 225 km/h. O fenômeno de 900 metros de largura percorreu o solo por aproximadamente 28 quilômetros, de acordo com as análises preliminares dos danos causados.

Autoridades em Houston disseram que os danos são os piores em 25 anos, mas o Corpo de Bombeiros não relatou vítimas fatais desta vez, apesar da grande destruição.
Além do sudeste do Texas, mais tornados foram relatados no sudoeste da Louisiana e três na Flórida, somando 17 fenômenos entre a terça-feira e a quarta-feira, dias 24 e 25.

Há duas semanas outra série de 30 tornados atingiu o sudeste dos Estados Unidos entre o Mississipi e a Geórgia e nove pessoas morreram na região central do Alabama, cinco vítimas no condado Autauga. No total, seis condados do Alabama tiveram decreto de emergência.

Janeiro ativo!
O número de relatos de tornados registrados pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos é um dos mais altos neste mês de janeiro comparado aos últimos anos.

O Centro de Previsão de Tempestades do NWS contabilizou 166 tornados no país do início do ano até 27 de janeiro de 2023.

Meio-oeste e nordeste sofrem com a neve
Enquanto isso, partes do meio-oeste e nordeste dos Estados Unidos também estavam às escuras até esta quinta-feira por conta do grande acúmulo de neve.

As más condições do tempo também interromperam o serviço de energia elétrica em Massachusetts, no nordeste do país, para cerca de 10 mil moradias e empresas.

É a terceira tempestade significativa deste mês a atingir essa região dos Estados Unidos, segundo os serviços de emergência.

As autoridades investigam a morte de uma mulher em Vermont, na Nova Inglaterra, ocorrida no fim de semana, possivelmente em consequência da grande quantidade de neve.

Busque por outros assuntos no Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024