Siga-nos
Quarta-feira, 6 set 2023 - 09h26
Por Maria Clara Machado

Tragédia climática no Rio Grande do Sul é considerada a pior da história no estado

O número de mortos nas enchentes no Rio Grande do Sul passou de 40, segundo novo balanço divulgado pela Defesa Civil. Uma vítima fatal já havia sido confirmada em Santa Catarina. São 77 municípios impactados pela recente passagem de um ciclone extratropical, que resulta na pior tragédia climática vivida pelo estado gaúcho.

Equipe da defesa civil e o governador Eduardo Leite sobrevoaram Lajeado, no Vale do Taquari, na terça-feira, dia 5. Crédito: Mauricio Tonetto/Fotos Públicas
Equipe da defesa civil e o governador Eduardo Leite sobrevoaram Lajeado, no Vale do Taquari, na terça-feira, dia 5. Crédito: Mauricio Tonetto/Fotos Públicas

Quase 11 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em todo o Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da Defesa Civil.

O Vale do Taquari, formado por 36 municípios, é a região mais castigada pela subida do nível dos rios e onde se concentra o maior número de vítimas, que chegou a 15 óbitos. O nível do rio Taquari subiu 17 metros acima do normal desde sábado e atingiu 29 metros na terça-feira.

Toda a Metade Norte do Rio Grande do Sul foi castigada por alagamentos e grandes inundações, depois do volume de chuva atingir acumulados entre 200 mm a mais de 300 mm em três dias. Em algumas localidades, os valores ficaram quase três vezes acima da média de chuva para o mês de setembro.

Pior tragédia climática da história do RS
A situação crítica já superou a trágica enchente na região de 1941. O governo do estado do Rio Grande do Sul declarou que o evento atual é a pior tragédia climática já enfrentada pelo estado em número de vítimas.

Outros ciclones extratropicais passaram na sequência, provocando grandes danos, enchentes e vítimas nos meses de junho e julho deste ano. O ciclone extratropical, que atingiu o litoral norte em junho de 2023, deixou um saldo de 16 mortos e o outro fenômeno que levou muita chuva para o estado no mês de julho deixou 5 mortos.

A tragédia provocada pela formação do furacão Catarina no Sul do Brasil em 27 de março de 2004, deixou 11 mortos no total.

Previsão indica chuva forte
O município de Muçum está entre os mais castigados pelas enchentes atuais. Mais de 80% do município está completamente isolado, com as entradas e saídas da cidade bloqueadas, sem energia elétrica e sem comunicação.

Outro sobrevoo deve ser realizado nesta quarta-feira por integrantes do governo federal para avaliar a situação das áreas submersas.

Sobrevoo em Lajeado, no Vale do Taquari, realizado na terça-feira, dia 5, após enchentes causadas por ciclone extratropical. Crédito: Mauricio Tonetto/Fotos Públicas
Sobrevoo em Lajeado, no Vale do Taquari, realizado na terça-feira, dia 5, após enchentes causadas por ciclone extratropical. Crédito: Mauricio Tonetto/Fotos Públicas

A previsão da meteorologia é de retorno da chuva forte para o oeste gaúcho ao longo desta quarta-feira, devido à formação de novas áreas de instabilidade. A Climatempo prevê mais chuva para o Rio Grande do Sul e parte do Sul do Brasil até terça-feira que vem.

** esta notícia foi atualizada em 8/9

Você também pode se interessar pelo Podcast Os ciclones estão ficando mais comuns no Rio Grande do Sul?

Acesse também:

Vale do Taquari enfrenta enchente histórica após passagem de ciclone extratropical

Passo Fundo e a metade norte do RS têm chuva muito acima do normal e vítimas



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024