Quinta-feira, 4 abr 2024 - 10h37
Por Maria Clara Machado
O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) está registrando diversos tremores secundários seguidos em Taiwan, após o grande sismo de magnitude 7.4, que sacudiu a ilha asiática na manhã da quarta-feira, hora local. As equipes de resgate continuam as buscas pelos desaparecidos que somam 700 pessoas, de acordo com o balanço atualizado das autoridades.
As equipes de resgate continuam avançando para a área de desastre em Hualien. Crédito: reprodução Cruz Vermelha em Taiwan/@TAIWAN REDCROSS
A maioria dos tremores no momento é de baixa magnitude, mas ainda assustam e são frequentes, muitas vezes num intervalo inferior a 20 minutos. Segundo o USGS, 13 réplicas foram moderadas, com intensidade entre 5.1 e 5.7 magnitudes e uma considerada forte com magnitude 6.4. Esta última ocorreu 13 minutos após o tremor principal de magnitude 7.4, registrado às 23:58 UTC do dia 2 de abril.
As equipes de resgate continuam a busca por pessoas presas ao longo da Trilha Shakadang. Crédito: reprodução Cruz Vermelha em Taiwan/@TAIWAN REDCROS Resgate de um paciente que não conseguia andar em lugar montanhoso e de difícil acesso em Hualien. Crédito: divulgação Cruz Vermelha em Taiwan/@TAIWAN_REDCROSS Entre as vítimas fatais, quatro delas estavam no Parque Nacional Taroko, local turístico famoso por seus penhascos no condado de Hualien, a cerca de 150 quilômetros da capital Taipei. Outras vítimas também foram encontradas em trilhas e em um prédio danificado. Mais de 600 pessoas continuam presas no hotel Silks Place Taroko, sem qualquer acesso por terra, pois as estradas foram gravemente danificadas e 38 estão desaparecidas, de acordo com as informações do Centro de Resposta a Desastres de Taiwan. Até ontem também havia outras dezenas de pessoas presas em túneis e em uma mina.
Homens do exército trabalham para retirar escombros em Hualien. Crédito: Ministério da Defesa Nacional/@MoNDefense Brigada de Infantaria Mecanizada trabalha para conter um dos edifícios atingidos pelo forte terremoto em Hualien. Crédito: Ministério da Defesa Nacional/@MoNDefense Muitas famílias estão em tendas em abrigos temporários e recebem ajuda do governo e humanitária, enquanto a situação não se normaliza. Alguns serviços ferroviários e empresas mundiais importantes, fabricantes de chips de computador, começaram a retomar as atividades nesta quinta-feira. As autoridades confirmaram que este é o terremoto mais forte a atingir Taiwan em 25 anos. O sismo de 1999 atingiu magnitude 7.6 e deixou um saldo de 2400 mortos, o maior número de vítimas em um desastre natural no país. O evento provocou uma grande mudança a partir daí nas construções dos edifícios e no treinamento de desastres dirigido à população e às crianças nas escolas. O balanço total dos danos ainda não foi calculado. Taiwan é o principal fabricante dos chips de computador do mundo e outros itens de tecnologia importantes. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024