Segunda-feira, 20 nov 2023 - 10h02
Por Maria Clara Machado
As chuvas intensas que voltaram a cair sobre o Rio Grande do Sul fizeram os rios Taquari e Caí subirem novamente a níveis históricos, causando estragos e deixando dezenas de cidades alagadas ou debaixo d’água no fim de semana. O balanço da Defesa Civil é de 4 vítimas fatais e pelo menos 10 mil desabrigados ou desalojadas em todo o estado gaúcho, neste início de semana.
O município de Lajeado, no Vale do Taquari, foi um dos mais atingidos pela nova enchente do fim de semana. Crédito: Divulgação Prefeitura de Lajeado.
A enchente do domingo, dia 19, se confirmou novamente como uma das maiores da história do Vale do Taquari. Há menos de três meses, as chuvas intensas que assolaram o Vale do Taquari deixaram um saldo de 51 mortos. Em Porto Estrela, o nível do rio Taquari atingiu 28,94 metros e está entre as quatro maiores cheias observadas em 150 anos, de acordo com levantamento da METSUL. Na enchente de setembro deste ano, o nível do Taquari na região chegou a 29,62 metros. Só em Cruzeiro do Sul, uma das cidades mais atingidas pela enchente atual, três mil pessoas estão fora de casa. Embora o nível do rio tenha começado a baixar lentamente nesta manhã, ruas, moradias e estabelecimentos continuam alagados. Imagem de arquivo mostra a enchente histórica que atingiu o Vale do Taquari em setembro deste ano. Crédito: Governo do Rio Grande do Sul.
O rio chegou a subir 30 cm por hora nos momentos de maior pico e agora começa a baixar lentamente. A Defesa Civil informou que cerca de mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no município. Ambos os Vales abrangem 55 municípios na parte nordeste do Rio Grande do Sul, sendo 36 no Vale do Taquari e 19 municípios no Vale do Caí.
Rio Grande do Sul teve pelo menos 51 municípios afetados pelas chuvas intensas dos últimos dias. Crédito: Defesa Civil do RS Diferentemente da enchente de setembro, as cheias do fim de semana ocorreram em decorrência da elevação gradual do nível do rio Taquari, em razão das chuvas muito volumosas e persistentes que ocorreram nos últimos dias em várias regiões do estado. No evento de setembro, as chuvas extremamente volumosas, também previstas pela meteorologia, foram despejadas sobre o Vale do Taquari e muitas áreas do Rio Grande do Sul, em curto espaço de tempo, transbordando vários rios ao mesmo tempo e gerando grandes enxurradas e inundações. Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se mobilizaram em diversas frentes para resgatar as vítimas das chuvas no fim de semana. Crédito: Defesa Civil do RS Ainda de acordo com a Defesa Civil, os desabrigados estão no momento sendo atendidos em 35 abrigos no Vale do Taquari em dez municípios mais afetados: Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Taquari. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024