Siga-nos
Quarta-feira, 9 fev 2022 - 10h21
Por Maria Clara Machado

Veja a hipnotizante erupção do vulcão Ebeko nas montanhas nevadas da Rússia

O vulcão Ebeko gerou um espetáculo de imagens lançando uma coluna de cinzas e vapor na atmosfera contrastando com o céu completamente azul e as montanhas nevadas das Ilhas Curilas, no extremo leste da Rússia. Uma moradora registrou o momento da erupção no último domingo descrevendo como hipnotizante.

Vulcão Ebeko em erupção nas Ilhas Curilas, na Rússia, no dia 6 de fevereiro. Crédito: Reprodução vídeo de Elena Kotenko/Instagram @elena from kurils
Vulcão Ebeko em erupção nas Ilhas Curilas, na Rússia, no dia 6 de fevereiro. Crédito: Reprodução vídeo de Elena Kotenko/Instagram @elena_from_kurils

Elena Kotenko, moradora das Ilhas Curilas, registrou a atividade do Ebeko e afirmou que as notícias eram ótimas, porque a chance de ver a erupção estava de volta para aqueles que tinham perdido o evento do último verão.

Veja as imagens publicadas no youtube:



Depois de três meses de calmaria
A explosão da cratera do vulcão Ebeko, um dos mais ativos do arquipélago que possui 68 vulcões, foi possivelmente uma erupção freática ou chamada hidrotermal, onde a interação da neve e do gelo com a lava emitiu uma potente coluna de vapor quente, cinzas e gás a 3 quilômetros na atmosfera obrigando o fechamento temporário do espaço aéreo na região.

O vulcão Ebeko está localizado ao sul da Península de Kamchatka, na ilha Paramushir, no extremo norte de um complexo vulcânico de 5 cones. A montanha tem 1156 metros de altura e possui um intenso sistema hidrotermal fonte de diversos estudos científicos.

O Ebeko entrou em erupção pela última vez em novembro de 2021. O histórico do vulcão é de erupções explosivas na grande maioria pequenas a moderadas, datadas inicialmente no século XVIII, em 1793.

Localização do vulcão Ebeko, no extremo leste da Rússia. Crédito: Google.
Localização do vulcão Ebeko, no extremo leste da Rússia. Crédito: Google.

Ouça o novo podcast Como a erupção vulcânica submarina em Tonga pode ajudar na previsão de tsunamis

Acesse aqui Relatório Vulcânicos atualizados de vulcões ativos ao redor do globo



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024