Siga-nos
Terça-feira, 8 jun 2021 - 10h13
Por Maria Clara Machado

Veja a maior cheia do Rio Negro em Manaus captada por satélites

A maior cheia do rio Negro registrada em Manaus nos últimos 119 anos, desde o início dos registros, pode ser vista a cerca de 780 quilômetros de altitude da Terra. As inundações severas dos rios amazonenses afetam pelo menos quinze bairros da capital e 450 mil pessoas em todo o estado do Amazonas.

Inundações na região de Manaus captadas por satélites em 6 de junho de 2021. Crédito: União Europeia, imagens da missão Copernicus Sentinel-2.
Inundações na região de Manaus captadas por satélites em 6 de junho de 2021. Crédito: União Europeia, imagens da missão Copernicus Sentinel-2.

A imagem adquirida pelos satélites Copernicus Sentinel-2 no último domingo, 6 de junho, revela a inundação em andamento do Rio Amazonas e seu maior afluente, o Negro, em torno de Manaus.

As manchas em marrom contrastando com as áreas verdes mostram em cores naturais e alta resolução a extensão das áreas inundadas.

Áreas ribeirinhas e o centro de Manaus são atingidos pelas águas do Negro, que já ultrapassou a marca dos 30 metros no fim de semana, superando a cheia de 2012, quando o nível do rio chegou aos 29,97 metros.

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que monitoram o nível do rio Negro no Porto de Manaus, explicam que a variação de poucos centímetros acima dos 30 metros não deve gerar danos e prejuízos maiores dos quais já estão sendo observados neste momento.

É possível que conforme for o comportamento das chuvas este mês, o nível do Negro comece a baixar lentamente, mas os efeitos das inundações vão durar algum tempo, ressaltam os pesquisadores.

Fortes chuvas e La Niña
As chuvas fortes que atingiram parte da Região Norte do Brasil desde o começo do ano, influenciadas pelo fenômeno La Niña são apontados como os fatores para a rápida elevação no nível dos rios, segundo os estudiosos de clima. Essa situação de muita umidade já demonstrava que a possibilidade de ocorrências de maiores enchentes seria alta na capital Manaus em 2021.

Acesse também:

Rio Negro deve ultrapassar os 30 metros em Manaus na maior cheia em 119 anos



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024