Siga-nos
Quarta-feira, 10 ago 2022 - 15h45
Por Maria Clara Machado

Ventania causada por ciclone já atinge 100 km/h em Santa Catarina

Vários estragos e ocorrências se multiplicaram nas últimas 24 horas em Santa Catarina em razão do novo ciclone extratropical, que atua no mar entre as áreas litorâneas catarinenses e paulistas. A Defesa Civil de Santa Catarina permanece em alerta por conta da chuva forte e dos riscos de alagamentos e deslizamentos.

Imagem de satélite mostra as nuvens do ciclone extratopical no mar na altura de Santa Catarina em 10 de agosto. Crédito: NOAA/Goes-16/Apolo11
Imagem de satélite mostra as nuvens do ciclone extratopical no mar na altura de Santa Catarina em 10 de agosto. Crédito: NOAA/Goes-16/Apolo11

Você também pode gostar de ouvir o novo Podcast Onde estão os furacões de 2022?

Intensificação dos ventos
A chuva com rajadas de vento, que aumentou há dois dias já acumulou entre 150 a mais de 200 milímetros na capital Florianópolis e em diversas cidades litorâneas, que registraram alagamentos, desabamentos e destelhamentos.

Chuva forte provoca alagamentos em Criciúma. Crédito: Corpo de Bombeiros/Prefeitura
Chuva forte provoca alagamentos em Criciúma. Crédito: Corpo de Bombeiros/Prefeitura

A força do ciclone também é perceptiva pelos ventos fortes que chegaram a 110 km/h na região serrana e 90 km/h no litoral.

O alerta de chuva persistente, por vezes forte, especialmente no litoral norte catarinense continua em vigor pela Defesa Civil do estado até o fim da noite de hoje.

Confira o alerta da Defesa Civil de Santa Catarina:

Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina
Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina

Estão mantidos os riscos para alagamentos, enxurradas e deslizamentos e as aulas foram suspensas em muitos municípios, como Porto Belo e Guaratuba.

Em comunicado oficial, a Defesa Civil pediu para que a população evite sair de casa.

A ventania ainda pode passar de 100 km/h no litoral entre Santa Catarina, Paraná e São Paulo e variar de 60 km/h a 90 km/h em áreas do centro e leste destes estados, alertam os órgãos de meteorologia.

Avisos da Marinha
O mar grosso, muito grosso e alto seguido por ventos fortes, será observado nos próximos dias com a atuação do ciclone extratropical e há avisos da Marinha do Brasil em vigor.

Há risco de ressaca entre Mostardas, no Rio Grande do Sul, e Itapoá, em Santa Catarina com ondas de até 4 metros até sexta-feira, dia 12.

A ressaca também está prevista para as áreas litorâneas entre Santa Catarina e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, com ondas de 2,5 metros a 4 metros até o sábado, dia 13.

Uma ocorrência chamou a atenção. Uma estrutura de um clube flutuante de 950 metros quadrados ficou à deriva no mar em Balneário Camboriú por causa dos ventos intensos na manhã desta quarta-feira, mas ninguém se feriu.

O clube não havia sido inaugurado ainda e a plataforma, que foi danificada pela força dos ventos, permanecia afastada da costa nesta tarde.

Acesse também:

Defesa Civil de Santa Catarina em alerta com formação de novo ciclone



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024