Siga-nos
Quarta-feira, 9 ago 2023 - 16h30
Por Maria Clara Machado

Ventos intensos do furacão Dora impulsionam graves incêndios no Havaí

O grande furacão Dora de categoria 4 na escala de ventos Saffir-Simpson continua atuando sobre o Pacífico central, passando ao sul do arquipélago do Havaí. Embora a tormenta esteja distante de áreas territoriais, seus ventos intensos estão impulsionando vários focos de grandes incêndios florestais e o governo do estado declarou situação de emergência.

Helicóptero sobrevooa área atingida por incêndios em Maui, no Havaí. Governo declarou emergência para todo o arquipélago. Crédito: Divulgação via twitter @312Will
Helicóptero sobrevooa área atingida por incêndios em Maui, no Havaí. Governo declarou emergência para todo o arquipélago. Crédito: Divulgação via twitter @312Will

Você também pode se interessar em ouvir o Podcast Como os incêndios ficaram tão fora de controle no Havaí

Alerta vermelho
O governo do estado do Havaí (EUA) declarou emergência e o serviço de meteorologia emitiu alerta vermelho de alto risco de fogo para todas as 19 ilhas do Havaí.

O furacão Dora é um “major hurricane” e produz ventos sustentados de 215 km/h nesta quarta-feira. O centro do fenômeno está a cerca de 800 quilômetros ao sudeste da Ilha Johnston e a pouco mais de 1200 quilômetros ao sul-sudoeste de Honolulu, segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Na ilha de Maui, atingida por graves incêndios, as rajadas de vento estão chegando a 100 km/h, situação que está impulsionando as chamas e impedindo o uso de helicópteros no combate ao fogo.

Situação dramática em Maui
Hoje cedo quase 15 mil casas estavam sem energia elétrica. Quedas de árvores e de postes de energia elétrica estão obstruindo estradas e dificultando a chegada de ajuda.

Além de grandes problemas no transporte na ilha, os serviços de telefonia e celular estão interrompidos.

Visão de Lahaina, no Condado de Maui, gravemente atingida por incêndios. Crédito: Divulgação via twitter @EastCoastBob
Visão de Lahaina, no Condado de Maui, gravemente atingida por incêndios. Crédito: Divulgação via twitter @EastCoastBob

Em Lahaina, no Condado de Maui, as autoridades ordenaram evacuação imediata e os moradores estão sendo levados para quatro abrigos da região. Um grupo de doze pessoas foi resgatado pelo mar fugindo das chamas, segundo informações da Guarda Costeira.

A situação é crítica em todos os hospitais de Maui, que estão sobrecarregados com o aumento de moradores feridos e outros intoxicados pela fumaça.

Já na Ilha Grande (Big Island), moradores de pelo menos 400 casas também foram evacuados por precaução em meio à fumaça que avança pela região.

Dora vai continuar forte até o final da semana
Segundo a previsão, as ondulações geradas pelo furacão Dora sobre o oceano poderão impactar a Ilha Johnston e há alerta para grandes ondas até a quinta-feira.

Trajeto estimado para o furacão Dora nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para o furacão Dora nos próximos dias. Crédito: NHC

Dora deve ter um enfraquecimento gradual nos próximos dias, ao mesmo tempo em que deve se afastar do Havaí. Ainda assim, Dora será um grande furacão em mar aberto até a sexta-feira, dia 11, perdendo força a partir do fim de semana, de acordo com as projeções do NHC.

Acesse também:

Satélite europeu mostra grande incêndio atingindo Odemira no sul de Portugal

Incêndios fora de controle avançam por metade da grande ilha italiana da Sardenha



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024