Quinta-feira, 6 jun 2024 - 14h52
Por Maria Clara Machado
Vulcão Kanlaon está sob alerta de lahars, após erupção nas Filipinas
Uma chuva de cerca de 20 mm foi detectada por uma estação próxima a área do Monte Kanlaon e gerou a queda de “lahars” no começo da tarde, hora local, desta quinta-feira, dia 6. O vulcão entrou em erupção na noite de segunda-feira, lançando uma enorme coluna de fumaça e provocando a evacuação de centenas de moradores.
![]() Fluxos de detritos vulcânicos e lama inundaram partes da Ilha Negros nas Filipinas em 5 de junho. Crédito: reprodução via X @LoveWorld_Peopl Segundo informações da Administração de Serviços Geofísicos e Astronômicos Atmosféricos das Filipinas (PAGASA), havia realmente o alerta de chuvas moderadas à fortes sobre o Kanlaon e toda a Ilha Negros, pertencente às Visayas, na área central das Filipinas. Tempestades localizadas geraram os temidos lahars, avalanches de lama e sedimentos vulcânicos, que desceram pela encosta sul do Monte Kanlaon. Os lahars duraram quase meia hora e foram detectados por três estações sísmicas da Vulcões Kanlaon (KVN). A estação de Observação da Cidade de Bago registrou a chuva de 24 mm, mas é possível que maiores volumes possam ter ocorrido na área do cume do vulcão, afirmou a PAGASA. Moradores compartilharam pelas redes sociais o fluxo de uma cinzenta, restos de plantas e cascalhos que foram despejados em pelo menos quatro cursos de água, entre rios e cachoeiras. Uma estrada principal da região foi atingida e está intransitável. ![]() Lahars foram registrados sobre rios e cachoeiras ao redor do vulcão Kanlaon, após tempestades na região. Crédito: reprodução via X @LoveWorld_Peopl Em boletim divulgado pelo Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (PHIVOLCS), a área do Monte Kanlaon e a Ilha Negros continuam em alerta para chuva forte e o órgão pede prontidão das comunidades que ficam ao longo dos rios que drenam o sul do vulcão, assim como das autoridades que monitoram a situação meteorológica. Novos lahars poderão ameaçar as comunidades ao longo das encostas médias e baixas com risco de inundações e soterramentos, alerta o serviço filipino. O vulcão Kanlaon se encontra em alerta nível 2 e teve mais 27 tremores vulcânicos. A emissão da pluma de fumaça e cinzas ainda acontece e alcançou 1500 metros de altitude nas últimas 24 horas.
![]() Uma grande coluna de cinzas se formou durante a erupção do Kanlaon na noite do dia 3. Crédito: Ethan Asentista-Khoo via facebook Pelo menos 60 voos foram cancelados na noite de segunda-feira, afetando mais de 5 mil passageiros, segundo informações das autoridades das Filipinas. As operações foram retomadas na terça-feira, mas ainda com muitos atrasos. O PHIVOLCS chegou a registrar 43 terremotos vulcânicos nas horas seguintes à erupção, que ocorreu após um forte estrondo. O Kanlaon é um dos 24 vulcões ativos do país. ![]() Mapa mostra localização do vulcão Kanlaon, na Ilha Negros, a quarta mais populosa do país. Crédito: GoogleMaps |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025