Siga-nos
Quinta-feira, 8 jun 2023 - 11h03
Por Maria Clara Machado

Vulcão Kilauea em alerta vermelho, após voltar a entrar em erupção no Havaí

O vulcão Kilauea, no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, está em atividade novamente desde ontem, dia 7. A erupção começou dentro da cratera Halemaumau e o Serviço Nacional Geológico dos Estados Unidos (USGS) elevou o nível de alerta para vermelho.

Nova erupção do vulcão Kilauea no Havaí em 7 de junho de 2023. Crédito: HVO/USGS
Nova erupção do vulcão Kilauea no Havaí em 7 de junho de 2023. Crédito: HVO/USGS

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

O USGS informa que, por enquanto, todas as atividades do Kilauea, considerado o mais ativo do Havaí, estão confinadas à região do cume não apresentando risco imediato a população.

Segundo último boletim de monitoramento, múltiplas fontes de lava menores são observadas no fundo da cratera Halemaumau e uma fissura permanece ativa na parede sudoeste da caldeira. Os fluxos iniciais de lava inundaram o fundo da cratera atingindo uma altura de até 9 metros na quarta-feira.

Imagem noturna mostra múltiplos fluxos de lava se espalham no interior da cratera Halemaumau dia 8 de junho. Crédito: Imagens por webcam USGS.
Imagem noturna mostra múltiplos fluxos de lava se espalham no interior da cratera Halemaumau dia 8 de junho. Crédito: Imagens por webcam USGS.

Alerta Vermelho
O nível de alerta do vulcão Kilauea e o código de cores da aviação permanecem vermelho nesta quinta-feira, dia 8. O Observatório do Vulcão Havaiano (HVO), ligado ao USGS, continua monitorando a erupção em curso e atualmente a preocupação maior é com os níveis de gás vulcânico que podem ter efeitos de longo alcance, dependendo da direção e intensidade dos ventos.

A atividade do Kilauea libera vapor d'água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2) constantemente, criando o chamado smog, uma névoa tóxica, que pode ser prejudicial à saúde dos moradores e visitantes, ao espaço aéreo e às plantações e criação de gado.

A área ao redor da caldeira é considerada extremamente perigosa devido à instabilidade da parede da cratera, onde as rachaduras no solo e as quedas de rochas podem se intensificar. A área está fechada ao público desde 2007. A última grande erupção do Kilauea com destruição a centenas de edificações ao seu redor foi em 2019.

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024