Segunda-feira, 12 jun 2023 - 09h45
Por Maria Clara Machado
As autoridades das Filipinas estão em alerta máximo para a possibilidade de uma explosão violenta do vulcão Mayon, depois que a montanha começou a lançar fontes de lava na noite do domingo. Sinais de instabilidade vinham sendo observados nos últimos dias e já forçou a evacuação de milhares de pessoas, que vivem ao redor da montanha.
Vulcão Mayon lança fontes de lava na noite do dia 11. Crédito: Ali Vicoy/Divulgação via twitter @manilabulletim' Até o momento, 13 mil pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas em grande parte das comunidades agrícolas na província de Albay, num raio de seis quilômetros da cratera de Mayon e foram encaminhadas para abrigos. As evacuações acontecem desde a semana passada, quando o vulcão começou a dar sinais de instabilidade. Atualmente, milhares de pessoas ainda vivem dentro da chamada zona de perigo permanente, abaixo de Mayon.
Vulcão Mayon entra em atividade dia 11 e está em alerta laranja. Crédito: PHIVOLCS O Instituto relatou em seu último boletim, 21 terremotos vulcânicos e 260 eventos de quedas de rochas, além da atividade de fluxo de lava no cume nas últimas 24 horas. A fumaça expelida é escura e indica a presença de dióxido de enxofre. O vulcão Mayon fica a cerca de 300 quilômetros ao sudeste da capital Manila e faz parte da lista dos 24 vulcões ativos no arquipélago. A erupção histórica de Mayon em 1814 deixou vilarejos inteiros soterrados e vitimou aproximadamente mil pessoas. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024