Siga-nos
Quarta-feira, 5 abr 2023 - 09h34
Por Maria Clara Machado

Vulcão Nevado del Ruiz está em alerta laranja na Colômbia

O temido vulcão Nevado del Ruiz, localizado na cordilheira central na Colômbia, a cerca de 140 quilômetros de Bogotá, começou a dar sinais de grande aumento na atividade sísmica na noite do dia 31 de março. O Serviço Geológico Colombiano (SGC) alterou o status de alerta da montanha de amarelo para laranja, indicando chance real de maior erupção nos próximos dias ou semanas.

Imagem do vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia. Aumento recente da atividade sísmica é o maior desde a tragédia de Armero em 1985. Crédito: Divulgação SGC
Imagem do vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia. Aumento recente da atividade sísmica é o maior desde a tragédia de Armero em 1985. Crédito: Divulgação SGC

Você também pode se interessar pelo Podcast O perigo do Vulcão Nevado del Ruiz

Foram constatadas no local uma fratura de rochas e um grande aumento da atividade sísmica nos últimos dias. A mudança fez as prefeituras das províncias de Tolima e Caldas, regiões em torno do vulcão, ativarem os protocolos de estado de alerta.

Alerta laranja
O último boletim divulgado pelo Serviço Geológico Colombiano (SGC), que monitora a atividade do Nevado del Ruiz, emitido ontem, informou que a sismicidade no setor sudoeste da montanha continua muito elevada.

No começo da semana foi registrado um enxame sísmico de 5000 eventos, o maior sismo com magnitude de 2.0 no setor no sudoeste da cratera. Além disso, o vulcão registrou uma média de 9000 abalos sísmicos diários nos últimos 4 dias, segundo informações do SGC.

O vulcão apresenta atividade constante há 10 anos, mas todas as erupções foram pequenas. Entretanto, este aumento recente da atividade sísmica no flanco sul é o maior em número de terremotos diários, desde a grande erupção de 1985.

O boletim do SGC também confirmou emissões de gases e cinzas a partir do topo do vulcão, chegando a 1100 metros de altura na segunda-feira, dia 3. A dispersão da coluna de fumaça segue em direção ao sudoeste e noroeste do vulcão há pelo menos dois dias.

O status do Nevado del Ruiz continua laranja e apesar de sofrer variações na atividade, são necessários alguns dias de estabilidade para o vulcão retornar ao status amarelo, no qual estava em março, de acordo com os especialistas.

O SGC estima que o nível de alerta laranja ainda deva durar várias semanas e em caso de aumento de atividade poderá passar para o nível vermelho, indicando assim uma erupção iminente.

Tragédia de Armero
O Nevado del Ruiz é um vulcão do tipo estratovulcão, formado por várias camadas de lava, rochas, cinzas e outros materiais, endurecidas ao longo de uma história eruptiva, datada em 1,8 milhões de anos.

A montanha no formato cônico atinge 5321 metros de altitude e possui neve constante no topo, mesmo ativo.

O monte teve a última erupção explosiva em 1985, quando a cidade de Armero foi arrasada e 25 mil pessoas morreram no evento. Na ocasião, Armero foi atingida predominantemente por grandes fluxos de lama e detritos, que desceram da encosta do vulcão, o chamado lahar, além do impacto da queda de cinzas e dos gases quentes, que tomaram a região.

Atualmente, a informação científica produzida pelos sistemas de monitoramento do SGC é comunicada rapidamente às autoridades, responsáveis pela tomada de decisão no caso de risco a população, contando com os planos de emergência locais e rotas de evacuação.

O status de alerta do vulcão Nevado del Ruiz e as orientações a serem seguidas também são facilmente consultadas pela população no site e nos canais oficiais do SGC na redes sociais.

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Novidade: Agora você tem mais um jeito de nos seguir! Procure no Instagram por @painelglobaloficial



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024