Siga-nos
Terça-feira, 18 abr 2023 - 11h26
Por Maria Clara Machado

Vulcão Nevado del Ruiz mantém a atividade sísmica alta na Colômbia

O Serviço Geológico da Colômbia (SGC), que monitora a atividade do vulcão Nevado del Ruiz, na Cordilheira central dos Andes, continua observando grande atividade sísmica no interior da montanha e outras anormalidades, indicando situação instável para o risco de uma erupção. O Nevado del Ruiz entrou em alerta laranja na virada do mês de março para abril.

Nevado del Ruiz em atividade no dia 16 de abril. Vulcão continua expelindo cinzas e gases por mais uma semana consecutiva. Crédito: Imagem por webcam/SGC
Nevado del Ruiz em atividade no dia 16 de abril. Vulcão continua expelindo cinzas e gases por mais uma semana consecutiva. Crédito: Imagem por webcam/SGC

Segundo o último boletim extraordinário emitido pelo SGC dia 17 de abril, a atividade sísmica associada a uma fratura de rochas e movimentos fluidos no interior do vulcão, mostrou um ligeiro aumento no número de terremotos em relação ao fim de semana.

A atividade sísmica vem sendo acompanhada com atenção desde que os sismos dispararam em 31 de março. É o maior número de terremotos diários registrados desde a grande erupção do Nevado del Ruiz em 1985.

Vulcão Nevado del Ruiz está em alerta laranja na Colômbia

Nevado del Ruiz mantém atividade
O SGC informa que apesar do número elevado, os sismos são de baixa magnitude, localizados na cratera Arenas e ao sudoeste do vulcão, a uma distância média de 5 quilômetros da cratera.

Nevado del Ruiz em 17 de abril. O status da montanha permanece laranja, indicando probabilidade de erupção maior. Crédito: SGC
Nevado del Ruiz em 17 de abril. O status da montanha permanece laranja, indicando probabilidade de erupção maior. Crédito: SGC

A atividade recente do vulcão continua provocando emissão de cinzas e gases e o dióxido de enxofre liberado, manteve níveis semelhantes aos dias anteriores, diz o relatório.

As cinzas foram observadas a 1100 metros de altitude a partir do topo do Nevado del Ruiz e o material continua sendo dispersado pelo vento em direção ao noroeste, longe das áreas habitadas.

Somado a todos esses fatores, as anomalias térmicas no fundo da cratera continuam sendo observadas pelos satélites e estão maiores na comparação com meses anteriores.

O cenário é considerado instável pelos especialistas e por isso, o status laranja da montanha deve permanecer assim por várias semanas, indicando probabilidade de uma erupção maior.

“Qualquer sinal de erupção iminente, o nível de alerta mudará para vermelho e todas as comunidades próximas a montanha devem seguir as orientações de emergência”, declarou o SGC.

Você também pode se interessar pelo Podcast O perigo do Vulcão Nevado del Ruiz

Gostou? Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024