Siga-nos
Segunda-feira, 22 mai 2023 - 17h05
Por Maria Clara Machado

Vulcão Popocatépetl está em alerta amarelo após aumento de atividade no México

O vulcão Popocatépetl está em Alerta Vulcânico Amarelo fase 3, diante do recente aumento de atividade, que se intensificou desde a noite de sexta-feira. O Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED) mantém o status, um abaixo do vermelho, e pede para que ninguém se aproxime do vulcão.

Vulcão Popocatépetl emite coluna de cinzas em atividade dia 22 de maio. Crédito: webcamsdemexico/CENAPRED
Vulcão Popocatépetl emite coluna de cinzas em atividade dia 22 de maio. Crédito: webcamsdemexico/CENAPRED

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Atividade aumentou nos últimos dias
De acordo com o boletim de monitoramento do CENAPRED desta segunda-feira, dia 22, o número de exalações acompanhadas por água, gases vulcânicos e cinzas da cratera do Popocatépetl caiu de 31 para 5 nas últimas 24 horas. Ainda assim, foram 1389 minutos de tremores e mais duas explosões.

A raio recomendado de afastamento da montanha é de 12 quilômetros, que continua sob risco de novas explosões, com emissão de fragmentos incandescentes neste começo de semana.

A queda de cinzas do Popocatépetl atingiu pelo menos 22 municípios dos estados do México, Morelos e Puebla, incluindo a capital de mesmo nome Puebla, durante o fim de semana e continua sendo observada em várias localidades hoje.

As erupções também chegaram a paralisar as atividades do aeroporto internacional Benito Juárez, na Cidade do México, no sábado.

O Popocatépetl já vinha apresentando atividade nas últimas semanas e as explosões aumentaram no final da semana passada. Por isso, o alerta amarelo é necessário para que as autoridades e órgãos de socorro fiquem de prontidão. Dezenas de abrigos estão habilitados na área próxima ao vulcão para uma possível evacuação.

Acesse também:

Vulcão Etna entra em erupção e cobre de cinzas cidades da Sicília

Vulcão Etna tem enxame sísmico e região da Sicília dispara alerta vermelho



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024