Siga-nos
Quarta-feira, 12 abr 2023 - 09h27
Por Maria Clara Machado

Vulcão Shiveluch entra em erupção e cinzas cobrem vilarejos inteiros na Rússia

A erupção intensa do vulcão Shiveluch, na Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, cobriu vilarejos inteiros de cinza vulcânica escura, durante a manhã da terça-feira, dia 11. Uma nuvem de cinzas cinematográfica chegou a atingir 20 quilômetros de altura.

Erupção do vulcão Shiveluch cobriu de cinzas vários vilarejos na Península de  Kamchatka em 11 de abril. Crédito: Divulgação redes sociais.
Erupção do vulcão Shiveluch cobriu de cinzas vários vilarejos na Península de Kamchatka em 11 de abril. Crédito: Divulgação redes sociais.

Você também pode se interessar pelo Podcast O perigo do Vulcão Nevado del Ruiz

Moradores contaram que o dia virou noite. As imagens divulgadas nas redes sociais surpreendem pela enorme quantidade de cinzas, num tom marrom, que cobriram as ruas, carros e moradias, onde vivem cerca de 300 mil pessoas.

Em algumas aldeias, a camada de cinzas atingiu 8,5 centímetros de altura, a mais elevada em medições de 60 anos.

Segundo informações de agências internacionais, algumas escolas foram fechadas, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica e os moradores receberam ordens para permanecer em casa.

A erupção do Shiveluch
Segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Academia Russa de Ciências de Kamchatka, a grande nuvem de cinzas do Shiveluch subiu a uma altura de 20 quilômetros e se espalhou por 108 mil quilômetros quadrados sobre os vilarejos próximos ao vulcão.

Grande nuvem de cinzas se espalha por vilarejo em Kamchatka, após erupção do vulcão Shiveluch. Crédito: Dmitri Levin/divulgação twitter @volcaholic1
Grande nuvem de cinzas se espalha por vilarejo em Kamchatka, após erupção do vulcão Shiveluch. Crédito: Dmitri Levin/divulgação twitter @volcaholic1

A atividade do Shiveluch se intensificou na madrugada da terça-feira e seis horas depois atingiu o pico, quando lançou a maior nuvem de cinzas. Os fluxos de lava escorreram da montanha e derreteram a neve, gerando alerta para possíveis lahars sobre rodovias próximas. O vulcão também entrou em alerta vermelho para a aviação na região.

Vista aerea de vilarejos próximos ao vulcão Shiveluch. Região está coberta por cinzas vulcânicas. Crédito: Divulgação pelo twitter @volcaholic1
Vista aerea de vilarejos próximos ao vulcão Shiveluch. Região está coberta por cinzas vulcânicas. Crédito: Divulgação pelo twitter @volcaholic1

O vulcão Shiveluch é um dos mais ativos de Kamchatka e pode ter tido em torno de 60 erupções em 10 mil anos, sendo o maior último evento em 2007.

O último relatório vulcânico emitido pelo KVERT, que monitora os vulcões em Kamchatka, já informava uma erupção em andamento do Shiveluch, com registro de atividade explosiva, avalanches quentes e presença de lava no dia 5 de abril.

Imagens de satélite também do fim de março identificavam anomalias térmicas e plumas de cinzas na atmosfera em baixa altitude. O vulcão estava em alerta laranja há pelo menos dois meses.

Acompanhe no Painel Global os últimos relatórios de monitoramento do Vulcão Shiveluch

Acesse também:

Vulcão Nevado del Ruiz está em alerta laranja na Colômbia

Gostou? Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024