Siga-nos
Terça-feira, 11 out 2022 - 11h06
Por Maria Clara Machado

Vulcão Stromboli continua em atividade, após erupção explosiva do domingo

O vulcão Stromboli, pertencente à região da Sicília, no sul da Itália, está em atividade. O Stromboli voltou a entrar em forte erupção no último domingo, derramando fluxos de lava em direção ao mar. O aumento gradual da atividade vulcânica na ilha vinha acontecendo desde o final de setembro.

Material produzido por erupção do Stromboli continua chegando ao oceano neste começo de semana. Crédito: Foto 10/10 INGV
Material produzido por erupção do Stromboli continua chegando ao oceano neste começo de semana. Crédito: Foto 10/10 INGV

O INGV afirmou em seu último comunicado emitido na noite de ontem, dia 10, que o cenário eruptivo do Stromboli permanece quase inalterado. Materiais gerados pelo fluxo de lava continuam se desprendendo e chegando ao mar.

A atividade sísmica na região também continua segundo o INGV. Os tremores vulcânicos têm variado nos níveis médio-baixo a médio-alto, sofrendo várias flutuações.

Atividade vulcânica do Home Reef continua e nova ilha cresce mais em Tonga

Aumento de sinais recomeçou em setembro
De acordo com as informações do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), Observatório Etneo, no dia 29 de setembro uma forte explosão ocorreu na zona norte da cratera do Stromboli e alguns transbordamentos de lava de curta duração passaram a ser observados por vários dias até 8 de outubro.

Fluxos de lava descem da área norte da caratera do Stromboli em direção ao mar na noite do dia 9. Crédito: INGV
Fluxos de lava descem da área norte da caratera do Stromboli em direção ao mar na noite do dia 9. Crédito: INGV

O aumento da atividade vulcânica culminou então, com um grande transbordamento de lava no dia 9. O fluxo de lava da área norte da cratera, que começou na manhã do domingo, se ramificou em vários fluxos e atingiu o mar gerando um espetáculo de imagens.

A lava escaldante encontrou a água mais fria do oceano formando um pequeno delta, fenômeno comum, já observado em outras erupções vulcânicas.

Vulcão Stromboli em erupção no domingo, 9 de outubro de 2022. Crédito: INGV
Vulcão Stromboli em erupção no domingo, 9 de outubro de 2022. Crédito: INGV

A acentuada atividade do vulcão Stromboli fez o INGV, junto ao Departamento de Proteção Civil, elevar o nível de alerta do amarelo para laranja, o terceiro numa escala de quatro.

Esta situação continua e os moradores da ilha foram orientados a permanecerem em casa, afastados de portas e janelas, mas não há relatos de maiores incidentes até o momento.

O Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e constante atividade desde 1932. Uma explosiva erupção que cobriu a ilha vulcânica de cinzas em 2019 deixou uma vítima fatal.

Confira as imagens da erupção explosiva do vulcão Stromboli em 9 de outubro, divulgadas pelo INGV no youtube:


Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024